Gagueira

 

Algumas crianças quando estão começando a falar tem momentos em que "gaguejam", assim como nós adultos também temos momentos de disfluência no qual gaguejamos, quando estamos nervosos frente a um público apresentando aquele trabalho importante.

Exemplo: pa... pa...pa... pato, ca........................valo, eu......fffffffffffffui, etc.

 

O Fonoaudiólogo é o profissional responsável por tratar e diagnosticar a gagueira, verificando se é só uma disfluência natural do período de aprendizagem da linguagem da criança, ou se se trata de uma gagueira já instalada.

 

Cabe também a você pai ou mãe, identificar se a fala dele parece ser algo normal de um simples momento ou se isso parece estranho e já vem acontecendo constantemente, pra que você possa procurar o atendimento mais o mais precocemente para o seu filho.

 

Nós não devemos esperar a criança ter 12 anos ou ficar adulta pra levarmos ela em um Fonoaudiólogo, é errado ficar  “tapando o sol com a peneira” pensando que ela precisa só se tranqüilizar ou deixar e ficar ansiosa pra falar, a ansiedade sim, pode influenciar na gagueira, mas ela não é a principal causa.

 

Hoje já sabemos que a gagueira é causada por um Gene (de genética), que determina a probabilidade da pessoa de desenvolver ou não uma gagueira (ficar gago), ter um parente de sangue que é gago, como pai, mãe, primo, tio, avô, avó etc... também aumenta as chances de seu filho desenvolver gagueira, por isso nesses casos ao primeiro sinal de gagueira deve-se procurar um fonoaudiólogo.

 

Atitudes como: falar pela criança não esperando tentando "adivinhar" o que ela quer dizer, xingar, pedir pra falar direito e coisas desse tipo, só atrapalham e podem piorar o quadro de gagueira de seu filho, e pode chegar a desenvolver gagueira no caso de ser apenas uma disfluência temporária.

 

Então tenha paciência, espere seu filho falar por mais que demore, fique calmo demonstrando serenidade na sua expressão facial, não demonstre estar achando aquilo algo grave e preocupante, não faça piadinhas e nem comece a chamar ele de gago.

 

Se seu filho tiver gaguejando e você não souber o que fazer, procure um profissional Fonoaudiólogo pra que ele esclareça suas dúvidas te oriente, avalie a criança definindo se aquilo é algo já ""instalado"" ou se é temporário, e defina se tem necessidade de iniciar a terapia fonoaudiológica imediatamente, ou se é o caso de esperar mais algumas semanas ou um mês, pra reavaliar e ver se o problema continua.

 

Veja o documentário abaixo "Gagueira não tem graça. Tem tratamento!":

 

 Fonte do vídeo Youtube