Áreas de atuação

 

A área de atuação do profissional fonoaudiólogo é bem abrangente, mas isso nao significa que todo Fonoaudiólogo tenha pleno e total domínio sobre todas as áreas.

Alguns profissionais que se identificam mais com algum tipo de público (neonatal, infantil, adulto e idoso..) ou área de atuação (Linguagem, Motricidade Oral, Disfagia, Audiologia...). Estudam mais sobre determinados assuntos e atendem o público da sua área de preferência.

Algumas vezes pode acontecer do profissional atender mais de um tipo de público com a mesma dificuldade em pacientes diferentes, exemplo: adulto e infantil com problemas de voz; do profissional atender mais de uma área em específico ou dele se especializar em disfagia e atender só esse tipo de dificuldade.

A seguir temos algumas áreas onde o profissional Fonoaudiólogo pode atuar...

 

Comunicação oral

O ser humano é dotado do grande benefício da Linguagem, e é por meio dela que podemos nos comunicar, ela nos permite entender o que o outro fala, interagir de forma social e nos desenvolver como seres inteligentes e pensantes.

Algumas crianças ou adultos apresentam dificuldades em se comunicar, se expressando de forma que não conseguem ser bem compreendida pelos outros. Aí que entra o Fonoaudiólogo, auxiliando no desenvolvimento da fala e realizando a terapia mais adequada para cada dificuldade e cada paciente. 

 

Escrita

A escrita é uma forma de Linguagem, em códigos, e esta necessita ser interpretada para que ela possa ser compreendida, lida e escrita.

Muitas vezes não basta ir a escola para aprender a ler e escrever, algumas crianças apresentam dificuldades mais profundas com a qual o professor não sabe lidar, dificuldades que o fonoaudiólogo tem competência para tratar, pois ele mais do que qualquer outro profissional entende como o processo da linguagem funciona.

 

Voz

Muitas pessoas confundem linguagem e voz, parece igual mas não é. Voz é o som que passa pelas nossas pregas vocais produzindo som, algumas vezes esse som é tão rouco, ou tão fraquinho e baixo que não conseguimos ser entendidos pelos outros. O Fonoaudiólogo atua atravéz de técnicas e exercícios vocais reabilitando essa voz e tornando ela mais clara e fácil de ser produzida.

 

Audição

A capacidade de ouvir os sons a nossa volta nos é permitida graças às nossas orelhas, e a capacidade que ela tem de distinguir os sons assim como os sons da fala. 

O Fonoaudiólogo é o único profissional que tem a competência de executar os testes de audição (audiometria) que verificam como as nossas orelhas estão funcionando, se estamos ouvindo bem ou não, se estamos dinstinguindo e reconhecendo bem os sons.

 

Motricidade Orofacial

Nome conhecido dentro da fonoaudiologia, mas desconhecido de tantos, quando mexemos nosso rosto pra falar, comer, ou quando ficamos tristes irritados, surpresos e alegres, estamos colocando em funcionamento uma série de músculos da nossa face, algumas pessoas não utilizam bem esses músculos deixando eles fracos, ou tensos demais, ou contraindo o músculo errado, muitas vezes isso gera dificuldades para mastigar, engolir e falar e também pode causar uma aparência desarmônica na nossa face.

O Fonoaudiólogo é quem auxilia através de exercícios e técnicas permitindo uma melhora da função desses músculos, também agindo diretamente na estética do paciente pois uma flacidez muscular pode ser a causa de bochechas caídas, boca torta, lábio pequeno e até rugas.

 

Aperfeiçoamento de fala e voz

Muitas vezes não apresentamos um problema em si, mas queremos melhorar, ter uma voz melhor, uma fala melhor como no caso dos locutores, cantores, jornalistas, ou nos expressar melhor em palestras ou apresentações. O Fonoaudiólogo pode auxiliar aperfeiçoando e melhorandoa fala e a voz atravéz de técnicas específicas.

 

 

Vídeo do Conselho Federal de Fonoaudiologia informando sobre a atuação do Fonoaudiólogo