Atraso de Linguagem

 

Existe um determinado tempo e idade no qual esperamos que a criança ja tenha adquirido a linguagem e que comece a falar.

 

Cada paciente e criança é única, então pode ser que o "Joãozinho" comece a falar mais cedo enquanto a "Mariazinha" pode demorar um pouco mais. Entretanto o Fonoaudiólogo tem pleno conhecimento do padrão de normalidade desse atraso, e aos fatores que podem estar causando esse tipo de atraso.

 

Existem alguns fatores biológicos que podem fazer com que a criança demore mais pra falar como: problemas auditivos, visuais, neurológicos etc...

 

E alguns fatores dependem do contexto no qual a criança está inserida como: separação dos pais, brigas familiares, excesso de cuidados como mimos e atenções que fazem com que a criança queira permanecer no contexto infantil pra continuar a receber aqueles agrados, etc...

 

Existem alguns problemas mais comuns que surgem na criança com atraso de linguagem, onde a criança troca sons na sua fala; é importante enfatizar que se essa troca na fala não for corrigida é bem provável que quando a criança comece a escrever ela apresente os mesmos erros na sua escrita, dificultando muito seu aprendizado escolar e muitas vezes fazendo com que a criança repita o ano.

 

Exemplo: a criança fala "Pola" em vez de falar "Bola", "calo" em vez de "carro", "cásôlu" em vez de "cachorro" etc...

 

Pode ser que a criança troque vários sons ou pode ser que ela troque só um som em específico, sendo um som ou muitos igual ela precisa ser encaminhada a um profissional Fonoaudiólogo pra ser verificado se essas trocas são normais pra idade da criança, ou se ela esta com algum atraso que vai precisar de tratamento Fonoaudiológico.

 

Muitas crianças quando estão começando a falar comentem esses erros, trocando os sons e isso é normal e em pouco tempo se resolve quando a criança tem o modelo de fala correto dos pais, entretanto se essa troca persistir é importante procurar um profissional fonoaudiólogo.

 

Estimamos que o tempo limite que a criança tem para estar falando todas as palavras sem fazer nenhuma troca assim como o modelo de fala de um adulto é de 4 anos, salvo as palavras mais difíceis que envolvem encontros consonantais como (prato, trator, trama, primo, atrapalhado), onde o tempo limite é de 6 anos.

 

Mas isso não significa que você tem que esperar até os 4 anos da criança pra procurar um Fonoaudiólogo, se ela está com 2 anos e só fala papá e mamá ou nem isso, já é hora de procurar a ajuda e orientação de um profissional Fonoaudiólogo pra que ele investigue o que está acontecendo

.