Autismo - Síndrome de Asperger

Segue abaixo alguns dos principais sintomas da criança autista

  • Não faz, ou faz muito pouco contato visual
  • Sinais repetitivos, como balançar-se para frente e para tras, rotação de objetos, balançar as mãos, etc
  • Costuma isolar-se de outras pessoas, não interage
  • Recusa colo ou afagos
  • Fixação em objetos - apalpa-los insistentemente, mordê-los, fixa-se em detalhes
  • Não tem consciência de situações perigosas
  • Ecolalia - Repete palavras ou frases em lugar da linguagem
  • Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente

 

 

Muitas vezes alguns desses sintomas, como o olhar, já podem ser notados ainda na criança muito pequena, até mesmo no bebê, é um olhar vazio, que nao te enxerga, atravessa você.

 

 

... mas como é a Linguagem de uma criança autista?

 

Quando falamos em Linguagem queremos dizer não só a linguagem falada, mas sim a linguagem como um todo, como uma forma de comunicação e interação. 

 

Temos de estar cientes de que não existirá linguagem nem comunicação se ambas as partes não tiverem interesse nessa proximidade, se uma das partes não tem interesse em se comunicar, como acontece com a criança autista, a comunicação sempre será ineficaz.

 

O primeiro sinal de interesse pela comunicação é o contato visual, você olha e se comunica de alguma forma, pode ser apontando, com um gesto, com uma palavra, ou mesmo com frases complexas.

 

Então como fazer com que a criança Autista se comunique? Existem métodos; aos quais eu questiono a sua eficácia, que são de reforço positivo, ou seja a criança faz determinada tarefa e ela recebe uma recompensa, que pode ser determinado brinquedo ou algum doce, quando ela falar determinada palavra por exemplo ela ganha um doce. Bom realmente a criança fala a palavra, mas ela está se comunicando realmente ou ela está fazendo algo ao qual foi treinada pra fazer? A longo prazo onde isso vai me levar? Ela vai interagir? Vai buscar interação?

 

Uma vez enquanto eu assistia a uma palestra sobre Psicomotricidade Relacional, o palestrante comentou sobre como ele interviu na vida de uma criança autista, através do lúdico, entrando no mundo dela, na brincadeira dela. Ao ouvir aquilo lógicamente fiquei maravilhada, e não achei muito possivel, mas vi que tudo fazia muito sentido.

 

Hoje enquanto eu estava procurando alguns vídeos sobre o Autismo em comemoração ao dia mundial do Autismo (2 de abril), me deparei com alguns vídeos maravilhosos, sobre a técnica Sun-Rise, e então tudo que eu ja pensava fez sentido. Nada de balinhas pra essa criança, nada de grosseria ou chingamentos, limites ou treinamento de qualquer tipo, mas sim, entrar no mundo dela, estabelecer uma comunicação, e então se comunicar e assim aparece a linguagem.

 

Se na nossa essência, na nossa natureza, somos seres sociáveis, o que faz uma criança autista fugir dessa interação social? Não querer se comunicar? a resposta me veio imediatamente, nós mesmos, que não falamos a linguagem dela, então como ela poderá nos compreender?

 

Segue abaixo os videos preciosos que vocês precisam ver...